Folares de massa tradicionais dos Açores
Folares de massa tradicionais dos Açores. Páscoa é sinónimo de Folar. Hoje partilhamos aqui convosco a receita familiar dos folares. Os folares de massa são tradicionais dos Açores. A sua coinfecção difere de ilha para ilha e muitas vezes de família para família, mas a base dos ingredientes e o resultado final acabam por ser semelhantes.
Confira em baixo a receita e prepare em sua casa!
Também lhe pode interessar: Tarte queijada de laranja deliciosa
Folares de massa tradicionais dos Açores
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 1 hr 20
REPOUSO DA MASSA: 5 hrs
TEMPO DE COZEDURA: 50 min
DURAÇÃO TOTAL: 7hrs 10 min
COZINHA: Portuguesa
INGREDIENTES:
Fermento:
- 1 batata doce (200 gr)
- 20 gr de fermento padeiro (2 pacotes)
- 125 gr de farinha de trigo tipo 65
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 100 ml de água
Massa:
- 2 kg de farinha de trigo tipo 65
- 400 gr de açúcar
- 600 ml de leite
- 350 gr de manteiga
- 50 gr de banha
- 10 ovos
- 1 colher de chá de raspa de limão
- 2 colheres de sopa de água ardente (cachaça)
- 1 colher de sopa de sal
Decoração:
- 12 ovos cozidos
- 3 ovos batidos para pincelar a massa
PREPARAÇÃO:
- Prepare o fermento na noite anterior, coza a batata com pele, depois de cozida pelar a batata e reduzir a puré, junta-se o ovo batido com o açúcar misturar bem.
- Diluir o fermento em água morna e mistura-se na batata, adicionar aos poucos a farinha por forma a obter uma consistência média. Abafe e deixa-se levedar durante toda a noite.
- No dia seguinte logo pela manhã, começa por peneirar a farinha num alguidar (pana), abra um buraco no meio da farinha.
- Aqueça o leite com a manteiga e a banha, tendo o cuidado para não ferver e reserve.
- Á parte bata os ovos com o açúcar, o sal e a raspa de limão aproximadamente durante cinco minutos.
- Adicione no centro da farinha os ovos batidos, o leite morno e por último o fermento preparado na noite anterior, misture bem.
- Com as mãos vá trabalhando a massa, de dentro para fora, ou seja, do centro para as bordas, para incorporar a farinha com os restantes ingredientes.
- Junte a água ardente, amasse energicamente, durante uns trinta minutos ou até a massa desprender-se das mãos com facilidade.
- Polvilhe com farinha, tape e deixe levedar durante uma hora e meia.
- Passado este tempo dei-a de mão, polvilhe com farinha, tape com película aderente e cubra com uma manta, deixe levedar durante 3 a 4 horas, vai depender da temperatura ambiente.
- Por tradição utilizo folhas de conteira (gengibre-selvagem), como base para os folares pois conferem um sabor muito especial e rústico à massa.
- Na dificuldade de arranjarem estas folhas podem utilizar papel vegetal.
- Limpe e lave as folhas de conteira seque com um pano e coloque nas travessas que irá utilizar.
- Polvilhe uma bancada com farinha, dividida a massa em quantidades iguais consoante o número de folares que quer fazer, molde bolos redondos.
- Coloque em cima das folhas de conteira.
- Coza os ovos, coloque um ovo no centro de cada folar, se desejar um folar maior coloque mais ovos distribuídos pela massa de forma circular.
- Faça tiras de massa e coloque sobre os ovos, e outra à volta do folar, para que prenda os ovos.
- Deixe levedar durante 30 minutos aproximadamente.
- Pré aqueça o forno a 200ºC.
- Pincele os folares com ovo batido antes de os colocar no forno.
- O tempo de cozedura vai variar consoante o seu forno e o tamanho do folar.
- Mas por regra o folar estará pronto entre os 35 a 40 minutos num forno a lenha, entre os 45 a 50 minutos num forno a gás ou elétrico.
NOTAS
Quanto mais sovar a massa melhor, porque ao sovar a massa faz com que as cadeias de glúten sejam esticadas e alinhadas, tornando a massa mais lisa e elástica. Essa elasticidade irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa. Isso permite que o folar cresça e tenha um miolo mais fofo. Espero que gostem, podem também utilizar esta massa para fazer biscoitos de massa, cá em casa adoramos, acompanhámos com chá, café ou com a nossa famosa laranjada.
Bom Apetite!
Fez esta receita?
Por favor, deixe-nos saber como ficou! Deixe um comentário abaixo e marque @receitasdochefe.pt no Instagram e use a hashtag #receitasdochefe.pt