Batata mahshi – Batata Egípcia Recheada
Batata mahshi – Batata Egípcia Recheada, também conhecido como batata recheada ou dolma, este prato egípcio, apesar da tediosa tarefa de descascar, esvaziar o interior das batatas e fritar uma a uma é na verdade uma receita muito simples e direta. E deliciosa!
Sabaa baharat significa 7 temperos ou especiarias, é a mistura tradicional que os árabes, persas, indianos, etc usam em quase todos os pratos salgados. É uma mistura de semente de coentro, cravo, canela, pimenta preta e da Jamarica, noz moscada e cominho).
Confira em baixo a receita e prepare em sua casa!
Também lhe pode interessar: Arroz de frango à minhota
Batata mahshi – Batata Egípcia Recheada
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 15 min
TEMPO DE COZEDURA: 50 min
DURAÇÃO TOTAL: 1 hr 05 min
COZINHA: Árabe
INGREDIENTES:
- 1,5 kg de batatas médias a pequenas
- 500gr de carne moída
- 2 cebolas médias picadas
- 2 colheres de sopa de margarina ghee (manteiga de garrafa no Brasil)
- 3 dentes de alho picado
- 1 colher de chá de coentro moído
- 1 colher de chá de paprica defumada
- 1 1/2 colher de chá dos 7 temperos (sabaa BAHARAT em árabe que contem coentro, noz moscada, cravo, cominho, pimenta da jamaica, pimenta preta e canela misturados)
- 1/2 salsinha picada
- 50gr de pinhões
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo para fritar as batatas
Para o molho:
- 4 Tomates picados
- 2 xícaras de água
- 3 dentes de alho
- 1 colher de chá de 7 especiarias sabaa baharat (leia acima)
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 cebola pequena picada
- Sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de pasta de pimenta (opcional)
PREPARAÇÃO:
- Descasque as batatas, corte as duas pontas em linha reta para que as batatas fiquem em pé e, usando as costas de uma colher pequena ou de uma rolha de maçã, comece a esvaziar delicadamente o interior das batatas pelo outro lado plano. Tenha cuidado para não esvaziar demais a batata para que não haja buracos na casca.
- Encha uma tigela com água fria e assim que as batatas estiverem descascadas coloque-as na água até que esteja pronto para começar a fritá-las. Deixá-las a descansar na água impede-as de escurecer.
- Enxague e coloque as batatas numa toalha de cozinha para secar enquanto aquece o óleo para fritá-las. Não jogue fora as sobras de batata, guarde-as e frite-as bem no final.
- Coloque o óleo de fritura em uma panela pequena em fogo alto. Quando o óleo estiver quente, frite as batatas, algumas de cada vez, até que as batatas fiquem douradas. Reserve sobre um papel toalha de cozinha para escorrer o excesso de óleo.
- Enquanto as batatas fritam prepare o recheio refogando as cebolas no ghee, assim que estiverem ligeiramente douradas junte a carne, o alho e deixe dourar em fogo brando. Adicione todos os temperos e os pinhões e deixe cozinhar até que os pinhões fiquem levemente dourados. Uma vez fora do fogo, misture a salsa picada.
- Escolha um pirex ou uma caçarola que caiba todas as batatas, cubra o fundo com as lascas de batatas crocantes que devem ser fritas no final. Comece a rechear as batatas fritas com o recheio e coloque as batatas lado a lado no prato.
- Coloque todos os ingredientes do molho em um processador de alimentos e bata até ficar homogêneo.
- Despeje o molho na assadeira em toda a volta das batatas, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por + – 40 minutos para assar. Depende de como seu forno assa, eu verifico se o molho deu uma secada, ai retiro.
- Retire a tampa e asse por mais 10 minutos para dourar antes de retirar completamente do forno e sirva com arroz e um molho de tahini.
NOTAS
Para tirar o miolo da batata, pessoalmente, acho difícil usar um furador de vegetais e, em vez disso, acho muito mais fácil usar a ponta do cabo de uma colher de chá. Especialmente porque as batatas para esta receita são tradicionalmente pequenas e não médias a grandes.
Bom Apetite!
Fez esta receita?
Por favor, deixe-nos saber como ficou! Deixe um comentário abaixo e marque @receitasdochefe.pt no Instagram e use a hashtag #receitasdochefe.pt